O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) vem ocupando espaços importantes, tanto na literatura científica como na literatura leiga. A considerável prevalência do TDA/H entre crianças, adolescentes e adultos, aliada à sutileza com que por vezes se manifesta e aos prejuizos no desempenho individual que pode causar, requer identificação compulsória de seus portadores, uma vez que o tratamento é eficaz, melhorando comportamentos e previnindo comorbidades.
O DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria) dita os parâmetros clínicos para a caracterização do TDA/H. Nele são listados sinais de desatenção e de hiperatividade/impulsividade. Para que possam ser considerados como válidos no indivíduo em análise, tais sinais devem aparecer de forma constante, com duração mínima de 6 meses e não devem estar limitados a uma situação apenas (se ocorre só na escola, por exemplo, um sinal não tem validade). Também é necessário que eles venham trazendo algum prejuízo considerável no desempenho acadêmico/social do indivíduo, prejuízo esse que não possa ser justificado por outra causa médica ou psicológica.
Sinais elencados no DSM-IV:
No tipo desatento devem ser encontrados 6 ou mais dos seguintes sinais:
1. Não enxerga detalhes e faz erros por falta de cuidado
2. Tem dificuldade em manter a atenção
3. Parece não ouvir quando se fala com ela
4. Tem dificuldade em organizar-se
5. Não gosta de tarefas que exigem esforço mental prolongado
6. Freqüentemente perde objetos
7. Distrai-se com facilidade
8. Apresenta esquecimentos nas atividades rotineiras
No tipo hiperativo/impulsivo devem ser encontrados 6 ou mais dos seguintes sinais:
1. Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou não parando quieta na cadeira
2. Tem dificuldade em permanecer sentada
3. Corre sem destino (em adultos, sentimento de inquietação)
4. Dificuldade em fazer uma atividade quieta ou em silêncio
5. Fala excessivamente
6. Responde a perguntas antes delas serem formuladas
7. Age como se fosse movida a motor
8. Tem dificuldade em esperar sua vez
9. Interrompe conversas e se intromete
É possível que alguns indivíduos apresentem uma combinação de características dos dois grupos, é o chamado tipo combinado.
Sendo o TDA/H um transtorno dimensional, ou seja, sua expressão individual pode ser desde muito discreta até muito evidente, foram desenvolvidas escalas com pontuação, baseadas nos sinais do DSM-IV. Uma delas, bastante utilizada, é conhecida como SWAN:
Escala de Pontuação SWAN: comparado com seus pares, o quanto seu filho (marque a opção que represente sua impressão)
1. Da bastante atenção para os detalhes e comete poucos erros.
2. Mantém a atenção em atividades do tipo tarefa ou brincadeira.
3. Ouve quando falam diretamente com ele.
4. Segue as instruções e finaliza o trabalho escolar ou o tema de casa.
5. Organiza suas tarefas e outras atividades.
6. Engaja-se em tarefas que exigem esforço mental sustentado.
7. Não esquece dos objetos necessários para suas atividades diárias.
8. Ignora estímulos não relevantes ao contexto em que se encontra.
9. Não esquece compromissos rotineiros.
10. Senta-se e fica parado (controla movimentos de mãos ou pés, ou de torcer-se).
11. Permanece em sua cadeira (quando as regras da sala de aula ou convenções sociais assim exigem).
12. Modula sua atividade motora (inibe correrias ou escaladas desnecessárias).
13. Brinca silenciosamente (mantém aceitável nível de ruídos).
14. Acomoda-se e descansa (controla atividade constante).
15. Modula sua atividade verbal (controla fala excessiva).
16. Em situações de questionamentos, reflete e controla respostas intempestivas.
17. Aguarda sua vez (mantém-se no lugar e aceita esperar).
18. Participa de conversas e jogos sem interromper ou intrometer-se.
Muito menos = 3, Menos = 2, Pouco menos = 1, Igual = 0, Pouco mais = -1, Mais = -2, Muito mais = -3
TDA/H combinado (somar itens 1 a 18 e dividir por 18): média = -0,57; DP = 1,63; cutoff para casos severos = 2,11
TDA/H desatento (somar itens 1 a 9 e dividir por 9): média = -0,43; DP = 1,76; cutoff para casos severos = 2,48
TDA/H hiperativo (somar itens 10 a 18 e dividir por 9): média = -0,72; DP = 1,65; cutoff para casos severos = 2,00
Escores: 0,5 = 69,7%; 1,0 = 10,1%; 1,5 = 10,7%; 2,0 = 5,2%; 2,5 = 2,4% e 3,0 = 1,8% dos casos.